Iniciei no domingo (dia 27.05.12) o módulo Organização Infantil no curso de capacitação para babás da agência Kanguruh de Curitiba (www.kanguruhcwb.com.br).
Em uma hora e meia apresentei ao grupo uma breve introdução sobre o serviço especializado, sua metodologia - o processo segue 7 princípios básicos: planejamento, descarte, limpeza, categorização, identificação, manutenção e revisão (para mim, as 7 maravilhas do mundo da organização. Pecado é não praticar!) e os ganhos adquiridos com a sua execução: funcionalidade, praticidade, agilidade, segurança, economia (de tempo e dinheiro), ganho de espaço útil (pode triplicar), estética (harmonia visual) e qualidade de vida.
As candidatas foram treinadas para organizar o quarto do bebê/da criança, seus brinquedos, materiais e suas coleções.
A criança deve participar ativamente da organização. Precisa ser ouvida, informada, opinar, sugerir, fazer escolhas, decidir, envolver-se, comprometer-se, responsabilizar-se e assumir tarefas condizentes com a sua faixa etária. Jogos e brincadeiras com consequências podem ser criados para torná-las mais interessantes. Para que a organização aconteça naturalmente e regularmente, a criança precisa ser bem orientada e acompanhada (até ter autonomia para fazer sozinha) e cumprir os combinados e as regras estabelecidos.
Vale ressaltar que o processo deve ser dinâmico e flexível, não mecânico e rígido. Como na Psicologia, cada caso é um caso. Bom-senso é o produto que nunca pode faltar!
E teremos, assim, o principal aprendizado...
Para Carla, amiga que me indicou a agência e que sempre me ajuda a colocar ordem na vida. Obrigada!