EU DOU CONTA - ORGANIZAÇÃO DE CONTAS E DOCUMENTOS
Tudo junto e misturado? Esqueça! Contas e documentos pedem organização frequente. Caso contrário, espalham-se rapidamente como praga pelo espaço residencial. E como mágica mal feita, desaparecem na cartola da desorganização. Sem truques, segue o passo a passo.
DESCARTE: contas e documentos que podem ser descartados após vencer o prazo para serem guardados (ver sites que informam o prazo).
ORGANIZAÇÃO:
- organizar, se possível, contas e documentos em um só lugar (centralizar).
- Verificar as medidas do espaço disponível e dos organizadores.
- Escolher os organizadores. Há diversos modelos: arquivos, caixas, maletas, pastas, gaveteiros, etc., com divisórias ou pastas suspensas. DICA: as pastas suspensas podem ser de cores variadas, para facilitar a categorização (uma cor para cada assunto) e visualização.
- Categorizar, criar categorias, pastas. Separar por assunto, como: contas a pagar, contas pagas, documentação pessoal, imóveis, veículos, banco, educação, trabalho, saúde, despesas pessoais, notas fiscais/certificados de garantia/manuais de produtos, etc. Cada categoria pode ter subdivisões e cada pessoa deve ter sua própria pasta. DICA: ter um organizador para arquivo morto/permanente e outro para contas e documentos consultados regularmente.
- Identificar, etiquetar todas as pastas. DICA: usar etiquetas ou canetas coloridas para identificar cada assunto.
MANUTENÇÃO: constante.
Para comprovarmos algo (que estamos vivos, por exemplo), precisamos ter nossos documentos em mãos. Aqui, palavra dada não basta.
Organizar contas e documentos é tarefa que requer tempo, atenção e paciência. A princípio, é apenas uma pilha de papéis. Aproxime-se e verá uma vida contada ali. Documentos contam a nossa história, da certidão de nascimento à de óbito. Portanto, cuidemos bem deles.
Para tia Emiliana e "prima" Jenifer, que sugeriram o tema, acompanham o blog e COBRAM novos posts. Deixo REGISTRADO aqui o meu carinho por vocês.