quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CRIANÇAS ORDEIRAS

"A melhor coisa que você pode fazer por seu filho é prepará-lo para o presente, não para o futuro. O menino tem de ser feliz é hoje, porque o futuro é feito de muitos hojes. Se ele for feliz, já está preparado para o futuro." (Ziraldo)

Universo infantil. Na organização infantil tem marmelada? Nããão!!! E brincadeiras, jogos e recreação? Tem, sim senhor! E a escola, deixa pra lá? Nããão!!! Para melhor educar, estudar e socializar! E esportes? Pra praticar! Cultura? Pra alma lavar! E o lazer? Não pode faltar, para alegrar! Parcerias? Para agregar! Tem Nutrição, pra bem alimentar. Pediatria, pra saúde cuidar. Psicologia, pra mente preservar. Pedagogia, para o saber, aprender e um plano de estudos estabelecer. E tem também, para fechar, uma boa relação familiar. Assim se organiza o dia a dia de uma criança. Com leveza, criatividade, encanto, qualidade, regras e respeitando sempre seu limite. Sem excessos! Devemos sim, antes de planejar uma programação diária, saber até onde ela pode ir, quer ir e quais são seus interesses reais (que mudam rapidamente). Não há bulas, mapas e aplicativos (ainda bem!). Há (deve haver) bom-senso. Cada uma tem suas potencialidades, seu espaço, tempo e ritmo. E precisa de pausas, respirar... Para que possa, então, transformar a arte da organização numa prazerosa brincadeira.

Para Gabi e Duda, afilhados amados. Brinquem muito! Mas, lembrem-se que não precisam de muito para brincar. E contem sempre com a madrinha Fer pra tudo, inclusive brincar  (não quero ficar de fora do melhor momento!). E também para ajudar a colocar ordem no encantado mundo dos brinquedos.     

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O QUE CABE NA AGENDA

Eu não sou dependente de agenda. Como tenho uma memória privilegiada, meus registros são mentais. Mesmo assim, anualmente, cumpro o ritual (como boa neurótica!) e compro uma agenda para mim (escolhida com carinho!). Mudam os interesses, muda o estilo, a capa, a cara,... Hoje, mais formal, uso-a para anotar meus compromissos diários (anotados, muitas vezes, depois de cumpridos) e todas as despesas mensais (ajuda manter a ordem e os pés no chão e evitar dívidas). Porém, nunca pronunciei as frases: "deixa eu ver na minha agenda" e "minha agenda está cheia". Algumas pessoas dizem se sentir nuas sem suas agendas. Eu, particularmente, sinto-me livre! Saudade do tempo em que a usava como diário pessoal! Sempre farta, guardava minha história de vida, muitas cartas recebidas e algumas não enviadas (agora, guardadas em uma caixa), fotos dos galãs da época (rasgadas, depois, como fotos de um ex namorado), frases e poesias (hoje, organizadas em pastas) e bilhetes de programas diversos (cinema, museus, shows e teatro - ainda coleciono e também os guardo em uma caixa). Amadas caixas organizadoras, que acolhem e preservam nossas lembranças! Em 2012, no entanto, decidi ter e fazer duas agendas. Uma para registrar todos os meus compromissos (dever e lazer, não necessariamente nessa ordem!) e gastos (meta: diminuí-los!) e outra só para o que realmente for cumprido. Dessa forma avalio, objetivamente e regularmente, meu comprometimento com tudo o que me proponho fazer. Na minha agenda cabe o que me identifica, define, cobra, tenho a realizar e me realiza.      
ORGANIZANDO MINHA MALA PARA O ANO NOVO

Amor? Vai.
Trabalho? Vai.
Lazer? Vai.
Mágoa? Não vai.
Paciência? Vai.
Motivação? Pra todos os dias.
Frustração, depressão? Não cabem!
Tolerância? Já coloquei.
Saudade? Levo comigo.
Solidão? Não vai combinar.
Dinheiro? Aperta que dá! Para gastar.
Paixão? Pra me alimentar.
Amigos? Não podem faltar.
Família? Em primeiro lugar!
Angústia? É o que vou esquecer.
Fé? Pra não adoecer.
Insegurança? Já despachei!
Confusão? Não arrumei.
Namorado? Compro lá.
Saúde e paz? Para fechar!
Obs.: e tudo na medida certa para não precisar sentar na mala!