MANUTENÇÃO - A MENINA DEDICADA
É possível manter a ordem das coisas?
A manutenção (6º princípio básico da organização) parecerá possível após a organização de todas as coisas. Manutenção é prática diária. E quem está disposto a praticá-la diariamente? Muitos, por se acharem incapacitados, desistem rapidamente. E a desordem, menina travessa, novamente se instala. Assim, no meio do caminho tinha uma baguncinha e no meio do caminho a baguncinha ficou... Não dá para esperar a vontade surgir. Ela talvez não surja!
Concluído o serviço, o(a) cliente é treinado(a) para manter a organização. E necessitará de pouco tempo se realizá-la todos os dias. Porém, mais do que tempo, requer mudança de hábitos. Manter a ordem interna, o "controle" (quando possível) das coisas. Em algumas situações, vasculhar dentro para depois organizar fora, mexer em gavetas mais fundas ou até mesmo sem fundo, às vezes.
Na ciranda da organização, a menina dedicada roda de mãos dadas com seus inseparáveis parceiros: planejamento, descarte, limpeza, categorização, identificação e revisão. E vai, no balanço da ordem...
É possível manter a ordem das coisas.
Organização - antes e depois
Manutenção - antes e muito tempo depois
Nenhum comentário:
Postar um comentário